A saúde mental é essencial para a qualidade de vida de uma pessoa, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Partimos do pressuposto de que ninguém é perfeito. No dia a dia vivenciamos emoções diversas como alegria, amor, satisfação, raiva, medo, tristeza e frustração. Para uma boa saúde mental é necessária a compreensão e equilíbrio dessas emoções.

Você sabia que a sua saúde mental é a principal engrenagem para o seu sucesso?

A pessoa mentalmente saudável é capaz de enfrentar mudanças, transformações e diversos desafios com total equilíbrio. Ao citar saúde mental estamos nos referindo a forma de como a pessoa reage às adversidades da vida harmonizando desejos, capacidades, emoções, ambições, ideias e emoções. Aceita e sabe lidar com as exigências da vida.

Para ter sucesso, harmonia e equilíbrio é preciso consciência das próprias emoções, dos seus limites, suas forças e, principalmente, maturidade suficiente para procurar ajuda quando sob qualquer ameaça.

O Instituto Ideah oferece o treinamento de Transformação e Liderança, o qual proporciona o acesso ao seu eu interior, liberando bloqueios e potencializando as forças internas. Faz com que o participante, através de dinâmicas vivenciais, possa se reconectar, fazendo com que ele descubra recursos para ser líder de si mesmo.

Dicas para manter a Saúde Mental:

  • Não sofra por antecipação; muitas vezes deixamos que as preocupações tomem um espaço maior do que realmente merecem;
  • Pratique e aceite a verdade acima de tudo. A sinceridade é a maior aliada para o sucesso; a prática da aceitação reduz o sofrimento;
  • Seja grato sempre; a gratidão altera o estado emocional;
  • Tenha atitude; tome iniciativa;
  • Se afaste de pessoas negativas; procure estar perto de pessoas de bem com a vida;
  • Use a liderança para os outros e principalmente para si mesmo;
  • Trabalhe por amor, e não somente por dinheiro;
  • Ouça com o seu coração e não apenas com a razão;
  • Pratique a empatia. Não julgue, coloque-se no lugar do outro;
  • Permita-se ao erro, e aprenda com ele;
  • Reserve um tempo para fazer algo que gosta e não apenas o que precisa fazer; dedique uma parte do seu tempo para o lazer;
  • Faça alguma atividade física. A prática de atividades físicas diminui a ansiedade, o estresse, melhora o humor e a auto estima;
  • Faça meditação. Ela ajuda a melhorar a qualidade do pensamento e a concentração no momento presente. Auxilia a lidar com as emoções;
  • Pratique Yoga. A prática libera a endorfina, melhora a fluidez sanguínea no cérebro e diminui o foco em experiências ruins;
  • Massagens melhoram a qualidade de vida, aliviam os dores causadas por movimentos repetitivos ou rigidez muscular.

Você pode ter a melhor capacitação técnica, ter uma formação profissional de ponta e uma experiência profissional de causar inveja, porém, se as suas atividades geram estresse e vão contra a sua natureza comportamental e seus valores de vida, o seu verdadeiro talento vai se minimizando e se distanciando do seu sucesso profissional e pessoal.

Uma boa alternativa para identificar suas preferências comportamentais, valores e talentos, é o Relatório ADV feito no Instituto Ideah que permite identificar pontos que geram stress mental e o que pode fazer para alcançar maior saúde mental.

Portanto se até o momento a sua saúde mental não era prioridade, o que acha de começar a praticar as dicas acima e valorizá-la?

Tenha em mente que é preciso correr riscos, ser permissivo para aprender, para o novo, errar e não desistir, acertar e avançar, e saber retornar quando for preciso.

O sucesso está diretamente relacionado às realizações pessoais, onde os ganhos financeiros são consequências.

O que você está fazendo por você, e com você?

Carla Arima – Psicóloga e Terapeuta do Instituto Ideah. 

Pin It on Pinterest

Share This