Constelação Sistêmica

 

 

Constelação Sistêmica, o que é?

A Constelação Sistêmica é uma abordagem desenvolvida há mais de 40 anos pelo Psicoterapeuta alemão Bert Hellinger. Nascido na Alemanha em 1925, formou-se em teologia e em pedagogia e trabalhou 16 anos como membro de uma ordem missionária católica entre os Zulus na África do Sul. O Método segue três Leis, chamadas  “Ordens do Amor”:

1° O Pertencimento (excluir ou ser excluído);

2° Equilíbrio entre o Dar e o Receber nos Relacionamentos, e

3° Hierarquia dentro do Grupo.

A Constelação não considera a pessoa como um indivíduo único, ela considera o indivíduo como pertencente a um sistema, grupo de indivíduos que convivem em determinado ambiente ou situação, influenciando e sendo influenciado o tempo todo, e as referências familiares são as mais relevantes neste sistema ao longo de gerações.

Com uma abordagem psicoterápica o trabalho estuda as emoções e energias inconscientes de todo ser humano, e como estas emoções influenciam em seus comportamentos, repetindo padrões de gerações em gerações.

Surge a partir da observação e prática dentro do Campo da experiência em grupo/individual e em trabalhos de autodesenvolvimento, onde as novas percepções nos levam a novos caminhos e significados. Nessa abordagem entraremos em contato com o modelo sistêmico, integrativo e fenomenológico na construção de novos conceitos e aprendizados de maneira prática e natural para todas as nossas relações.

Impossível falar de Constelação Organizacional sem antes abordar o Pensamento Sistêmico. O Pensamento Sistêmico compreende o desenvolvimento humano sobre a perspectiva das relações e a forma como nos relacionamos faz toda a diferença, compreende as diversas dinâmicas e conflitos que acontecem dentro de cada experiência como únicas. A abordagem sistêmica lança seu olhar não somente para o indivíduo isoladamente, considera também o seu contexto e as relações aí estabelecidas. Pensar sistemicamente exige uma nova forma de olhar o mundo, o homem, as relações. Para exemplificar, é possível observar no funcionamento da família ou de uma empresa, como um comportamento afeta e é afetado pelo outro gerando vários efeitos em todo o sistema.

Um sistema é um conjunto qualquer de elementos que interagem de maneira interdependente e tendem a um estado de equilíbrio. Os elementos que compõem um sistema são sistemas em si mesmos compostos de outros sistemas, por exemplo, uma família ou uma empresa. Assim, o Pensamento Sistêmico se centra, não tanto em elementos singulares, mas sim na relação entre eles, e daí surge a ideia de interdependência, segundo a qual, toda variação em um elemento, seja ela emocional ou mental que vão gerar dinâmicas vistas ou não, implica nos demais elementos conectados a ele.

Luciano Alves

A Constelação Sistêmica é um método terapêutico para identificar soluções profundas à diferentes problemas que surgem em nossas vidas.

 

Constelação Sistêmica pode te ajudar?

Há algo que te incomoda? Algum comportamento, hábito ou característica? Alguma situação que não consegue entender o motivo, e você não consegue resolver, não consegue se sentir livre e bem com a situação?

Se você respondeu sim para alguma das perguntas acima, então a Constelação Sistêmica poderá te ajudar de uma maneira intensa e libertadora.

Você compreenderá que existem ordens “ocultas” nesses sistemas de crenças, que só podemos perceber por seus efeitos na vida e nas relações através de novas imagens e aprendizados práticos. Iremos juntos mergulhar através de movimentos sistêmicos e experimentar uma nova forma de olharmos para todas as nossas relações. Uma abordagem criativa de autodesenvolvimento humano e facilitadora para todas as nossas relações.

Vamos apresentar as bases sistêmicas e soluções para compreensão e solução aplicadas em diversas áreas, como: Família, Saúde e Doença, Direito Sistêmico, Empresas, Profissão, Pedagogia e nas nossas diversas relações.

O que acontece nos Workshops de Constelação

A cada workshop, haverá um tempo dedicado à uma palestra sobre diversos temas, fazendo a identificação de como a Constelação colabora para grandes mudanças em diversas áreas. Para verificar o tema de cada workshop, basta acompanhar em nossa agenda.

Após a palestra, o constelador inicia o processo de constelação na prática. Você pode escolher de ser constelado ou de apenas assistir a constelação.

 

 

Conheça nosso Constelador:

 

=

Quando?

[ecs-list-events cat=’Constelacao Sistemica’]
=

Onde?

Instituto Ideah | Rua Bela Cintra, 178 – São Paulo/SP

=

Como ?

Em cada noite (ver agenda acima), até 3 pessoas são consteladas, e os demais do grupo assistem. Você escolhe como quer participar.

No caso da Formação em Constelação Familiar, clique aqui para mais informações.

=

Quer participar?

Você pode participar trazendo uma situação que te incomoda ou mesmo algo que queira entender melhor, para ser um dos constelados da noite.

Ou você pode participar apenas assistindo as constelações. Desta forma, você pode, ou não, participar como um dos colaboradores das constelações da noite.

Garanta sua vaga. Solicite sua inscrição abaixo.

 

Luciano Alves

Luciano Alves

Fundador do Instituto Luciano Alves

Neuropsicólogo, Empreendedor, Master Coach Trainer, Trainer em Constelação Familiar Sistêmica e Organizacional. Palestrante e Trainer Internacional, Psicoterapeuta Sistêmico e Familiar. Acupunturista com especialização em Farmacologia e Fitoterapia Chinesa, Renascedor Integrativo. Desenvolve programas de Consultoria, Coaching, Capacitação e Treinamentos nas áreas de Negócios, Gestão, Liderança e autodesenvolvimento humano. Criador dos 9 Passos para o Sucesso nas Organizaçöes Familiares e do método das Constelações Co-criativas Arquetípicas, Constelação Essencial e do Coach Essencial onde é conhecido pela sua sensibilidade, percepção e criatividade. Há nove anos leva grupos para trabalhos de autodesenvolvimento humano, profissional, liderança e Espiritual para o Peru, México e Egito.

Ao preencher o formulário abaixo, nossa equipe lhe passará as informações para formalizar a sua inscrição

10 + 8 =

Pin It on Pinterest

Share This