As mensagens subliminares são passadas direto para a parte não consciente do cérebro e são despercebidas pelo consciente, logo, não temos consciência de estar recebendo tal influencia. Elas são desenvolvidas no dia a dia quando criamos um contexto para distrair a atenção da pessoa e então enviar outra mensagem. Quando vemos, por exemplo, uma propaganda de cerveja e a pessoa que está bebendo se dá bem com mulheres ou tendo sucesso em alguma área, uma mensagem está sendo passada por detrás (tome esta cerveja e consiga este resultado).
As imagens aguçam os sentidos a partir dos detalhes que elas são construídas. Chamamos isso na PNL de submodalidades. São as características ligadas a cada um dos sentidos. Exemplo: uma imagem tem características (como as regulagens), cor, tamanho, distancia, brilho, entre outras. Sempre que vemos uma imagem com estas características reforçadas elas nos geram uma experiência interna mais positiva, atrativa e desperta mais desejos, seja para consumir, ter ou comprar algo. Se as características não estão reforçadas, não nos despertam tanto desejo e podem passar despercebidos.

O que é subconsciente?
Subconsciente é utilizado na psicologia para descrever “Qualquer tipo de conteúdo da mente existente ou operante fora da consciência”. Também conhecido como “inconsciente” ou “pré-consciente” (termos oriundos da teoria psicanalítica). De forma geral subconsciente é a parte da mente não diretamente acessível para as pessoas. Estas áreas podem ser diretamente acessadas através de técnicas diversas como a hipnose, a psicoterapia e mensagens subliminares. Muitas vezes o subconsciente assume o controle do cérebro e dá as ordens para o sistema.
Um exemplo disso é um trauma, onde a pessoa guardou um registro de medo ou de uma determinada situação. Depois do ocorrido, todas as vezes que ela se vê naquela situação acessa novamente aquele sentimento. Exemplo: devido a um acidente uma pessoa desenvolveu uma claustrofobia (medo de lugar fechado). O trauma ficou registrado no seu inconsciente e ela pode nem se lembrar do acidente, porém, todas as vezes que se vê num lugar fechado acessa o estado emocional do momento traumático e se sente mal novamente.

Pin It on Pinterest

Share This