A ressignificação consiste em atribuir um novo significado a um episódio ou situação, através de uma mudança de visão a respeito dos mesmos. Todos enxergam a vida, as pessoas e os acontecimentos de um modo muito específico que reflete nos valores pessoais, experiências anteriores, crenças, preconceitos e interpretam a realidade através desse “filtro”.

Em um casamento, por exemplo, uma atitude do parceiro magoou o outro e esse pensamento fica martelando na cabeça e pode até destruir o relacionamento.

A técnica de ressignificar esse sentimento tem o intuito de transformar o defeito em virtude, desvantagem em benefício e o mais importante, transforma o negativo no positivo.

Exemplo: Uma pessoa ficou traumatizada com um relacionamento anterior, pois o parceiro era agressivo e infiel. É possível mudar esse pensamento com a frase: Não é um alívio saber que sua dor está no passado e ter sobrevivido as experiências faz de você hoje a pessoa formidável que é?

Aprenda a ressignificar em 5 etapas:

Primeira etapa: Identifique o comportamento que gostaria ressignificar/mudar
Ex: você implica com o parceiro por ele querer jogar futebol todo final de semana.

Segunda etapa: Identifique a intenção positiva deste comportamento.
Ex: Você implica porque quer ganhar atenção dele

Terceira etapa: Levar essa intenção positiva identificada acima até o seu lado criativo, ou seja, identificar novos comportamentos (pelo menos 3) que chegue a mesma intenção positiva identificada.

Ex: Identificar outras situações positivas para ganhar a atenção dele.
1 – Acompanhá-lo no jogo e torcer por ele
2 – Fazer um streap tease
3 – Preparar um jantar romântico

Quarta etapa:
Após identificar essas novas ideias, leve para o seu lado ecológico/ racional, e escolher a mais adequada.
Ex: fazer um streap tease não me deixaria a vontade, mas preparar o jantar romântico sim.

Quinta etapa:
Fazer uma ponte ao futuro. Já se imaginar fazendo o jantar e se pergunta: Ele gostou da minha surpresa? Eu gostei do resultado? Eu consegui mais atenção dele?

 

Pin It on Pinterest

Share This