O medo pode ser visto como uma reação fisiológica de liberação de Adrenalina e Cortisol, que dispara uma resposta ao organismo e o prepara para um estado de alerta, para fuga ou defesa. Esta condição pode ser criada por um estímulo físico ou mental.

Esses medos podem ocorrer por situações que vivemos, ou seja, reais, ou mesmo por situações imaginárias, que não vivemos realmente, mas criamos. Também pode ser herdado de outras pessoas, principalmente dos que representam autoridade para nós, como os pais. Um exemplo dessa ocorrência herdada é quando vemos nossos pais se desesperando ou gritando de medo. Na cabeça da criança essa imagem tem uma proporção gigante, já que se até os pais, que são fortes, corajosos no imaginário, sentiram medo, a ocorrência realmente é grave.

Existem ainda medos que podem existir sem serem conscientes. A pessoa pode nem lembrar direito como e onde começou, mas mesmo assim tê-lo no inconsciente, com os reflexos sendo totalmente reais. Nós sentimos medos que não sabemos as origens, pois os circuitos neurológicos do real e do imaginário são os mesmos. Eles podem gerar respostas de igual proporção. O fato de lembrar ou não de algo é indiferente para o significado do medo. Aliás, a maioria dos comportamentos negativos ou positivos que temos, nós não sabemos a origem, e mesmo assim repetimos dia após dia.

A primeira atitude necessária para tratar e vencer um medo é reconhecer que ele existe e pensar nas causas/consequências, depois é importante entender que ele tem uma intenção positiva, que provavelmente esteja ligada a proteção. Algumas pessoas precisam simplesmente ressignificar o medo para entender que ele tem uma intenção positiva de proteção. Outras necessitam trabalhar e entender como e porque ele foi construído. Por fim, outro grupo opta por conseguir recursos para enfrentar os seus medos.

Que tal aprender técnicas de PNL para vencer medos, traumas, fobias e crenças limitantes? O Instituto Ideah está com uma turma nova de Formação Internacional de Practitioner em PNL, na qual as aulas começam nesta quinta-feira, dia 30 de Novembro. Clique aqui para mais informações.

Pin It on Pinterest

Share This