Diante das distrações normais do dia-a-dia, com tarefas acumuladas e até mesmo o vício nas redes sociais, manter o foco pode ser uma tarefa bem difícil para algumas pessoas. Mas, como ter a disciplina e persistência necessária para atingir as metas e alcançar o que se pretende? A Programação Neurolinguística (PNL), que estuda os padrões mentais e emocionais, pode ajudar nesse processo.

De acordo com o especialista em PNL e diretor do Instituto Ideah, William Ferraz, para manter o foco é imprescindível que a pessoa tenha a verdadeira noção do que quer e o quanto alcançar o resultado esperado será importante, seja pessoalmente ou na carreira profissional. “Um dos principais pontos da PNL é que ela dá suporte para que as pessoas controlem seu pensamento e sentimento, alcançando o domínio de si. A partir daí, é necessário entender o que é foco, para isso, a pessoa precisa aprender sobre a Intenção, que é o significado que atribuímos a algo. Quando nós unimos essa Intenção, com a Atenção, temos o que chamamos de Vontade. É exatamente isso que experimentamos com o gerenciamento do nosso foco: a habilidade de colocar em prática e fazer o que pretendemos de verdade”, revela.

Porém, para facilitar a manutenção do foco é necessário dividir a meta principal em várias etapas, definindo, para cada uma delas, um ganho relevante, já que as pessoas precisam ser recompensadas no percurso para que as atividades não se tornem um fardo. Outra dica é utilizar durante o processo palavras que gerem autonomia, substituindo, por exemplo, os verbos “devo” e “tenho”, por “quero” e “posso”. A pessoa deve ficar atenta, ainda, ao cansaço mental, que torna difícil manter o foco, pois a mente não dispõe de energia suficiente para se concentrar na tarefa atual, gerando frustração. “É necessário também ficar sempre atendo os aspectos que alimentam a vontade de prosseguir e também naqueles que trazem distração, desligando ou desativando o que te distrai. Mas, a mais valiosa dica é a pessoa encontrar um ‘porquê’ realmente significativo para o que está buscando. Se você tem um ‘porquê’ grande o bastante fica mais fácil se concentrar e estabelecer foco na tarefa”, explica.

Quer trabalhar o seu foco para atingir as metas? A oportunidade para começar é no dia 9 de agosto na aula inaugural do Curso de Formação Internacional de Practitioner em PNL. Mais informações pelo telefone: 011 4949-4444 e no e-mail: contato@institutoideah.com.br

 

Pin It on Pinterest

Share This