Sem dúvida você já deve ter escutado a frase “gentileza gera gentileza”. Muitas vezes deixada de lado, a prática, que tem seu dia mundial celebrado amanhã, é algo que faz muita diferença na vida de qualquer pessoa. Essa melhora, aliás, não é apenas uma crença. Cientistas garante que aqueles que são mais amáveis produzem 23% menos o hormônio do estresse e acabam envelhecendo mais lentamente, fora que também reduz a pressão arterial. Porém, para isso, é preciso que a gentileza seja exercitada diariamente.

“Através do autoconhecimento obtido pela prática da Programação Neurolinguística, a pessoa encontra uma forma de mudar seus padrões de pensamento e também de comportamento. Ao baixar a guarda e passar a ser mais gentil com os outros, ela consegue recompensas como o aumento da energia e do bem-estar, entrando em um clima positivo, afastando a ansiedade e o estresse do dia a dia. Além disso, os atos de bondade aumentam a autoestima do indivíduo, contribuindo assim para os fatores emocionais”, afirma William Ferraz, especialista em PNL e diretor do Instituto Ideah, lembrando que a Programação Neurolinguística é um poderoso instrumento para o autodesenvolvimento. “A pessoa se torna mais flexível, melhora a comunicação e os relacionamentos. Esses ensinamentos trazem mudanças significativas em aspectos profundos de personalidade e que parecem enraizados”.

Algumas atitudes simples também devem ser tomadas pelas pessoas para que tenham uma vida mais feliz e saudável. O primeiro passo é ser gentil consigo mesmo, através de atitudes como perdão, ou mesmo passar por cima do orgulho em algumas situações ou, também, admitir os erros. “É necessário a pessoa se conscientizar do erro no próprio comportamento, já que só assim nascerá o verdadeiro desejo por uma mudança. Claro que muitas das formas comportamentais são formadas ainda na infância e essas crenças continuam agindo no nosso inconsciente, porém, a PNL nos dá a possibilidade de alterar a forma como nos relacionamos com os outros ou enfrentamos os problemas da vida”, diz.

Para manter uma boa relação com os outros também é importante sorrir. Esse simples gesto consegue transformar o seu dia e o dos outros. Ajudar as pessoas é outra atitude necessária. Ceder o espaço no ônibus ou mesmo abrir a porta do elevador já ajudam nesse processo. Além disso, para que um clima hostil não seja instalado é importante que a pessoa passe a respeitar as opiniões contrárias e ouça mais do que fale. “No momento que a pessoa encontra sua verdadeira essência, ela expõe ao inconsciente que já não é mais saudável ter o mesmo comportamento ou agir da maneira atual. A verdadeira gentileza é aquela que vem da alma e que leva a pessoa a ajudar alguém de forma desinteressada”, conclui.

Pin It on Pinterest

Share This