Método inovador e de êxito, a Constelação Sistêmica trabalha principalmente as emoções e energias inconscientes que influenciam nossas decisões. Tem um alcance diverso, sendo usada tanto em tratamentos terapêuticos, como também na busca de soluções profissionais e empresariais.

Com bases nas teorias do terapeuta alemão Bert Helinger, mostra que assim como os conjuntos de estrelas que formam figuras no céu, estamos ligados em um sistema, que seria constituído pela família e relacionamentos importantes como casamentos, atual ou até anteriores, relação pais e filhos e também entre líderes e liderados. Afinal, uma empresa é um sistema em constante troca, composto de elementos que interagem e buscam um equilíbrio produtivo. Esse sistema em movimento contínuo se recria o tempo todo em uma grande teia de relacionamentos, colaboradores, missão, valores, propósito, motivação, produtos, projetos, clientes, líderes, acionistas, fornecedores, o que pode gerar tanto possibilidades quanto limites na empresa. Contudo, uma Visão Sistêmica proporciona à organização a chave da compreensão de suas maiores dificuldades e dinâmicas.

Segundo Luciano J.P. Alves, treiner em Constelação Sistêmica Familiar e Organizacional que aplica a técnica pelo Instituto Ideah, afirma que “desenvolver essa prática permite uma visão clara e objetiva dos emaranhados dentro das empresas melhorando assim, todas as relações dentro do sistema”. Ele ainda explica que “no campo sistêmico é possível verificar as origens dos conflitos e experimentar novas soluções para a empresa”. Importante ressaltar que a abordagem traz vantagens especiais como a rapidez, a profundidade e a simplicidade com que se processa.

São muitos os temas que podem ser abordados em uma Constelação Sistêmica Organizacional, como a melhora na qualidade das relações em todo o sistema; seleção de pessoal; conflitos no ambiente de trabalho; comprovação de alternativas para a tomada de decisão; intervenção em situações de crise da organização; gestão de caos; sucessões e heranças; liderança; fusões entre empresas, etc.

E as principais áreas de atuação vão muito além da aplicação em empresas denominadas “familiares”. A Constelação Sistêmica Organizacional trazem resultados efetivos em empresas não familiares, contextos profissionais, recursos humanos, marketing, gestão de projetos, direção geral e estratégias e muito mais.
Em tempos de crise e novos empreendimentos, organizar sua empresa e equipe dentro de um planejamento sistêmico que traz resultados comprovados, pode fazer toda a diferença.

Mais informações estão neste link e tome a melhor decisão para sua instituição e colaboradores!


Gláucia Viola – Jornalista especializada em Psicologia e Comportamento Humano. Trabalhou em redação na criação de publicações como a revista Psique Ciência e Vida e Sociologia Ciência & Vida. Passou também pelos departamentos de marketing das revistas GEO BrasilScientific American BrasilCiência Hoje e Ciência Hoje das Crianças, ambas chanceladas pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Atuou na produção de material paradidático científico para o Ensino Fundamental e Médio. Coordena projetos diversos na Agência Vincitore de Comunicação (agenciavincitore.com.br).

 

Pin It on Pinterest

Share This