Conhecer a si mesmo pode revelar um poder transformador de comportamento e trazer maior qualidade de vida. Mas como é possível se conhecer melhor? 

O aforismo grego “Conhece-te a ti mesmo” é bastante familiar aos amantes da Filosofia e aos historiadores que estudam a gravação completa dessa frase (“Conhece-te a ti mesmo e conhecerás os deuses e o universo“) na entrada do templo de Delfos, na Grécia, construído em honra a Apolo, o deus do sol, da beleza e da harmonia. A expressão revela a importância do autoconhecimento. O processo de conhecer a si mesmo transforma a maneira como interagimos com o mundo e com o outro. O poder de seu significado perpetua por séculos. Tanto que o autor dessa máxima não tem consenso histórico. Teorias navegam por anos de história atribuindo a autoria desde ao sábio grego Tales de Mileto aos filósofos Sócrates, Heráclito ou Pitágoras.

Se na antiguidade essa sabedoria era notável, hoje o conceito do autoconhecimento parece estar mais presente – e latente – do que nunca. Há um movimento moderno em que o ser humano percebeu que conhecer a si mesmo é fundamental para guiar boas decisões, planejar, organizar e realizar metas e sonhos, desenvolver competências e habilidades e administrar ações de forma mais eficaz. Será então essa a fórmula para o sucesso? De certa maneira sim. Afinal, quando nos conhecemos melhor, entendemos nossas reações perante muitas situações, aprendemos a lidar com medos e inseguranças, identificamos nossas fraquezas e limites. Essa compreensão é valiosa para o aperfeiçoamento das relações pessoais, profissionais, familiares e porque não para a conquista da qualidade de vida com menos ansiedades e angústias.

Mas como é possível chegar ao autoconhecimento? A Programação Neurolinguístca pode ser uma excelente ferramenta para o propósito de compreender melhor nosso funcionamento interno. Por meio de técnicas de identificação de modelos mentais, podemos questionar, refletir e ressignificar comportamentos.  O Instituto Ideah ministra uma série de treinamentos com base na PNL que focam a busca pelo autoconhecimento.  Quer se conhecer melhor? Acesse mais informações em www.institutoideah.com.br e venha se descobrir!

 

 

Gláucia Viola – Jornalista especializada em Psicologia e Comportamento Humano. Trabalhou em redação na criação de publicações como a revista Psique Ciência e Vida e Sociologia Ciência & Vida. Passou também pelos departamentos de marketing das revistas GEO Brasil, Scientific American Brasil, Ciência Hoje e Ciência Hoje das Crianças, ambas chanceladas pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Atuou na produção de material paradidático científico para o Ensino Fundamental e Médio.

Pin It on Pinterest

Share This