No próximo dia 22 de julho acontece o nosso treinamento “Firewalking a jornada do Herói”, onde trabalhamos várias técnicas para aumento do poder de concentração e foco, e a prova vem no final do treinamento quando o participante tem na sua frente um corredor de brasa incandescente e precisa colocar em prática as técnicas aprendidas. Os participantes além de testarem seu novo poder de foco ao passarem descalço na brasa quebram uma serie de crenças limitantes para assim aumentarem o seu poder pessoal e consequentemente aumentar a capacidade de atingir objetivos.

Enquanto o dia não chega, leia essa entrevista do William Ferraz com dicas para melhorar o foco e a concentração.

– Qual a diferença de foco, atenção e concentração?
Atenção nos direciona para o conteúdo primário, ela é aleatória e pode ser direcionada facilmente, como por exemplo, volte a sua atenção para a temperatura do seu corpo ou para os seus pés… imediatamente você passa aperceber algo que não estava percebendo antes. Ela é facilmente direcionada.

– O que costuma desviar nossa concentração no dia a dia (estresse, falta de organização, etc)? Por que isso acontece?
Estresse, falta de organização e não ter claro a importância das tarefas são os maiores vilões da dificuldade de concentração e foco.

– É possível controlar o nosso foco? De que forma isso pode ser feito?
Sim. É possível controlar nosso foco. E para entender sobre foco, precisamos entender antes sobre Intenção, que é o significado que atribuímos a algo. Quando nós unimos estes dois poderes dinâmicos, Intenção e Atenção, temos o que chamamos de vontade. E é isso que experimentamos como gerenciamento do nosso foco, como direção, e como a habilidade de colocar na prática e fazer o que pretendemos.

Intenção + Atenção = Vontade.

L. Michael Hall, Ph.D. costuma dizer “Traga intenção para sua atenção e em seguida você vai criar um foco tipo raio laser.”

– Quais dicas você daria para melhorar o foco e a concentração?

1-) A mais valiosa dica para melhorar o poder de foco e concentração é encontrar um porque realmente significativo.
Você tem um por que GRANDE o bastante? Comece com um Que que você sabe que é importante, mas que muitas vezes sente que não é suficientemente importante para você e não tem poder suficiente para manter e governar o seu foco. Isso é importante? Por quê? E por quê? E por quê? Siga o porquê das respostas sempre buscando o motivo positivo para chegar a um valor elevado. Chegue ao seu mais alto e maior por que? E perceba então como fica mais fácil se concentrar e estabelecer foco na tarefa.
“Aquele que tem um porquê para viver pode suportar quase qualquer como.” (Nietzsche).
É por isso que dizemos que uma pessoa que tem um por que grande o suficiente pode lidar com qualquer obstáculo.

2-) Defina quais as atividades mais importantes para qual você pretende dedicar o seu dia. (pode até fazer uma agenda ou cronograma). Assim você estará evitando multitarefas… isso pode sobrecarregar o sistema. Então faça uma coisa de cada vez, (caso tenha medo de se perder ou se sinta mais à vontade para fazer uma coisa só quando tem várias na mente, anote as demais para fazer em seguida assim você tira o medo de esquecer e aumenta a atenção na atividade presente).

3-) Evite distrações. E para isso precisará antes passar por um processo de auto observação.
Comece descobrindo o que muda a sua atenção de direção. Como redes sociais, Mensagens, Musicas. Após descobrir crie regras que te permita ficar com a atenção voltada para a tarefa do momento.

4-) Preste atenção na respiração. Uma técnica muito utilizada nas práticas de meditação, é a de voltar a atenção para a própria respiração por algum tempo, este exercício é uma forma de praticar o fazer uma coisa de cada vez. Lembre-se quando praticamos algo desenvolvemos a habilidade.

5-) E uma última dica é dar um pequeno intervalo entre a realização das tarefas. Pode ser um intervalo 10 minutos para distrair-se e desacelerar um pouco os pensamentos ou desconectar-se da primeira tarefa para assim quando começar a outra estar preparado para mergulhar nela sem influência da anterior.

William Ferraz: Master Coach especialista em Neurociência e Inteligência Emocional do Instituto IDEAH de São Paulo. Empresário, Terapeuta, Master Practitioner e Advanced Trainer em Programação Neurolinguística PNL. Formado em Administração de Empresas, Processamento de Dados e pós-graduando em Sociodrama pela Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama. Trainer com Certificação Internacional em Neuro Semântica – ISNS (EUA) Meta Coach (ACMC) com certificação internacional pela Meta Coach Foundation. Site: http://institutoideah.com.br

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